A toda hora nos deparamos com notícias sobre desastres que pegam várias pessoas de surpresa em suas rotinas, muitas que nem desconfiavam que se encontravam em situação de risco. Nesse momento surgem vários questionamentos: Será que poderia ser evitado? Será que poderiamos ter sido avisados com antecedência?
Inspirados nesses eventos, a Foursafe (com Victor Azevedo como CEO e Daniel Amorim como CTO) desenvolveu um algoritimo exclusivo e escalável capaz de cruzar e classificar dados para prever riscos, inicialmente aplicado para prever riscos derivados da chuva como tempestades e deslizamentos de terra.
A missão da Foursafe é manter você em segurança e contou com a ajuda da Ably na hora de comunicar sua mensagem. Para isso utilizamos o Design Thinking para conhecer a fundo seus usuários e gerar ideias para a solução, além de facilitar o processo de Naming e ser responsável por toda identidade visual e layout do Mínimo Produto Viável (MVP).
Desenvolvimento de personas
Para validação inicial da ideia foi criado um protótipo do mínimo produto viável para ser validado com os usuários. Para essa etapa foram realizadas atividades como:
Após essas etapa, definiu-se os públicos principais a serem atingidos, as principais dores a serem atacadas e as melhores soluções para estarem presentes no momento inicial da ferramenta. Além disso, o protótipo foi testado e validado com usuários da região serrana do Rio de Janeiro. Com a ideia inicialmente validada e o interesse por parte do público identificado, foi possível seguir para as próximas etapas do projeto.
O nome Foursafe surgiu através da busca por uma palavra moderna, positiva, internacional, sonora e que transmitisse segurança. Trata-se de uma simplificação de “For our safety”. Além disso, o Four faz referencia a quarteirão, mostrando um dos principais diferenciais da ferramenta que é o calculo de risco por sua área específica.
Já o símbolo da Foursafe surgiu a partir da união dos seguintes elementos: O quadrado, representando o quarteirão (área que a aplicação consegue mapear); a visão superior de arruamentos e quarteirões e as cores dos alertas. No processo de criação do nome e da marca foram realizadas atividades como:
Métafora de criação para o símbolo de Foursafe
Após a criação de toda a identidade visual, foi possível desenhar um produto digital que transmitisse os conceitos e propósitos da empresa. Durante esse processo foram realizados: